Destaques

Siga-nos também no facebook

 

DIVULGAÇÃO DAS ACTIVIDADES DOS NOSSOS ASSOCIADOS

  

musica

Música nos Jardins do Palácio Fronteira

06 de Junho de  2017 - às 18h

Mais informações

 

 

 

 ------------------------------------

PasseioTematico

 Passeio Temático aos Jardins do Palácio Fronteira (em português e em francês)

“Um jardim e os seus azulejos: o jardim do Palácio Fronteira”

08 de Junho de  2017 - às 11h

Mais informações

 

  

--------------------------------------------------------------------------------

fronteiraforum

Conferência "A tutela jurisdicional na defesa do Património Cultural Construído"

Palácio Fronteira, Lisboa - 19 de Junho de 2017 – 18h00

Organização:Fórum do Património 2017, com o apoio da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna

“As ONG do Património estão em posição de exigir, junto da Administração Central, Regional e Local, que o ordenamento do território e a gestão do Património, particularmente o que se encontra classificado ou em vias de classificação, bem como das suas respetivas zonas de proteção, sejam reforçados com a adoção clara dos princípios consignados na Lei e nas normas internacionais, sobretudo numa época em que se nota uma crescente pressão sobre as zonas históricas dos núcleos urbanos, evitando-se assim a sua captura pelos interesses particulares e de curto prazo, em detrimento dos coletivos e de futuro.

Com a presente conferência pretende-se dar a conhecer aos dirigentes das ONG do Património as prerrogativas que lhe são concedidas pela Lei para serem parte em processos de licenciamento de intervenções com impacto sobre o Património Cultural Construído, em geral, e dos centros e bairros históricos em particular, bem como as ferramentas jurisdicionais (providência cautelar e ação popular), a que podem recorrer para combater atempadamente potenciais agressões a esse Património.

Esta primeira conferência tem em vista as ONG que pertencem às regiões (NUTS II) "Área Metropolitana de Lisboa" e "Alentejo". Serão organizadas conferências destinadas às restantes regiões por forma a conseguir a cobertura da totalidade do País. Esta repartição não é rígida, e as ONG de zonas confinantes que achem vantajoso participar são igualmente bem-vindas”

Programa e inscrições

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Casa Senhorial

  Livro “A Casa Senhorial em Portugal – modelos, tipologias, programas interiores e equipamento”.

Fez no passado dia 16 de Dezembro um ano que foi lançado o Livro "A Casa Senhorial em Portugal" resultado de um antigo desejo da Associação Portuguesa das Casas Antigas em apoiar a publicação de um trabalho que é sem dúvida uma referência para a história da arquitectura civil portuguesa.


Referindo mais de duzentas grandes casas senhorias distribuídas por todo o território português, esta obra-prima resultante de um trabalho feito ao longo de 5 anos pelo Doutor Arq. Hélder Carita, um dos mais notáveis estudiosos e historiadores da Arquitectura Civil Portuguesa, é profusamente ilustrada com mais de quinhentas fotografias cuja inegável qualidade resulta do trabalho do notável fotógrafo António Homem Cardoso.


É uma obra de excepcional beleza, que nos surpreende ao trazer à luz do dia o pioneirismo da nossa arquitectura, o seu contributo para o desenvolvimento da arquitectura civil europeia, e a insuspeitada organização das instituições e escolas de arquitectura e urbanismo, génese da beleza harmónica, do conforto humanizante da genuína Casa Portuguesa.


A Associação informa que ainda tem disponível, para venda, alguns exemplares do Livro que se encontra, neste momento, esgotado em Livraria.


Mais informação através do E-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar./ Tel. 218876675 


   AGENDA

IMATE

 "Internacional Conference IPERION CH: Intangibility Matters of Tangible Heritage"- IMaTTe_2017, a realizar no LNEC, nos dias 29 e 30 de maio de 2017.


Website:  http://imatte2017.lnec.pt/
Secretariado: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


Bienal iberica

 

Estão abertas as inscrições para participação na Primeira Bienal Ibérica de Património Cultural em Portugal

  • Inscrições até 9 de Junho com 7,5 % de desconto sobre o valor total do stand.
  • Inscrições a partir de 31 de Agosto com uma penalização de 7,5%

Mais informações

casanobre

5º Congresso Internacional “Casa Nobre: um Património para o Futuro”

Arcos de Valdevez - Portugal

30 Novembro, 1 e 2 de Dezembro de 2017 

 

Mais informações

Casas Logo

lateral 2